PIS/PASEP 2019 ↣ O que é, Consulta, Calendário e Saque!

Com a Lei Complementar nº 26, criada em 1975, o PIS e o PASEP foram unificados de forma contábil, de modo a significarem benefícios especiais destinados ao trabalhados. Essa união gerou o Fundo de Participação PIS/PASEP 2019.

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), foi instituído a partir da Lei Complementar nº 8, em 1970, com o intuito de estender aos funcionários da rede pública, os mesmos benefícios concedidos ao do sistema privado, o PIS.

Continue a leitura do artigo a seguir para entender mais informações sobre esses importantes benefícios. Vamos lá!

Entenda o que é PIS/PASEP 2019

Tanto o PIS, quanto o PASEP, são contribuições federais, dadas em forma de bonificação aos trabalhadores cadastrados no sistema. O Programa de Integração Social, se destina aos usuários registrados na iniciativa privada, buscando integrá-lo ao desenvolvimento das empresas nas quais colaboram.

PIS/PASEP 2019

O pagamento do PIS 2019 é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP, ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é a bonificação destinada aos trabalhadores vinculados aos setores públicos.

Enquanto um é gerado a partir das contribuições individuais das empresas privadas, o fundo o outro é composto por atribuições da União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios. O pagamento do PASEP é responsabilidade do Banco do Brasil.

Como consultar o PIS/PASEP 2019?

A consulta número PIS pode ser feita de algumas formas. A primeira delas é se dirigindo à qualquer agência Caixa Econômica Federal de sua região, munido de um documento de identificação e o Cartão Cidadão. Não há nenhuma taxa ou custo para fazer a consulta. Basta dirigir-se à agência e solicitar a consulta.

  • Consultando o PIS:

PIS/PASEP 2019Se o usuário tiver acesso à internet e não tiver nenhuma dificuldade com as consultas on-line, essa se torna a maneira mais prática por não exigir deslocamento. O cidadão fará um cadastro simples e rápido, se utilizando do número do programa de integração social.

Esse número pode ser encontrado no Cartão Cidadão e na Carteira de Trabalho. Caso você não tenha acesso à essas informações, não se preocupe, é possível consultar pis pelo cpf. O passo a passo é simples, confira abaixo:

PIS/PASEP 2019



  • Passo 02. Um formulário será solicitado e o usuário deve preenche-lo com todos os dados. Terminado o preenchimento, é só clicar em “OK”.

  • Passo 03. O site redirecionará você para uma página paralela, onde estará informado o número do seu NIS (Número de Identificação Social). O número do NIS é o mesmo que o do PIS.

Pronto! Agora você poderá consultar se tem acesso ao benefício. Caso você não tenha acesso à internet ou não seja familiarizado com esse método de procura, ainda é possível consultar o Caixa PIS pelo telefone.

PIS/PASEP 2019

Através do número 0800 726 0207 e tendo em mãos os documentos pessoais, o usuário conseguirá ter acesso às informações pertinentes ao número e ao cadastro do seu benefício.


  • Consultando o PASEP:

PIS/PASEP 2019Os servidores públicos podem fazer a consulta PASEP em qualquer agência do Banco do Brasil, sem gerar nenhum custo ao beneficiado, podendo ser feita em qualquer lugar dentro do território nacional.

Basta apresentar documento de identidade, constando data de nascimento, e o número do CPF. O beneficiado pelo PASEP também poderá fazer a consulta online, caso tenha familiaridade com o sistema e acesso à internet. Aprenda como consultar, logo abaixo:

PIS/PASEP 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Primeiro acesse o site do Banco do brasil → www.bb.com.br.
  • Informe o numero de inscrição do PASEP ou CPF;
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Agora clique no botão “Confirmar”, agora todas as informações vão aparecer na tela.

Caso você não tenha acesso ao número de inscrição PASEP no ato da consulta, é possível fazê-la se utilizando apenas da data de nascimento e do número do CPF.

Conheça o calendário do PIS/PASEP 2019

PIS/PASEP 2019

É importante que os beneficiários, sejam da iniciativa pública ou privada, fiquem atentos ao calendário de pagamento do PIS. Esses valores tendem a retornar aos cofres públicos no caso de não haver o saque na data estipulada.

Uma vez que esses pagamentos voltem para o Orçamento da União, não haverá mais a possibilidade de saque.


  • Calendário do PIS:

Já está disponibilizado o calendário do PIS 2019, com as datas de pagamento divulgadas. Veja abaixo:

PIS/PASEP 2019

Este documento estipula qual a data referente ao dia do seu recebimento. Ele se baseia no aniversário do usuário, de modo que cada mês determina uma data de saque.


  • Calendário do PASEP:

A tabela referente aos pagamentos do PASEP 2019 será divulgada no mês de julho de 2018, já que até o dia 29/06/2018 ainda estará em vigor a tabela do calendário 2017/2018.É possível encontrar a data do pagamento de duas maneiras!

Considerando o mês de nascimento do servidor público:

PIS/PASEP 2019

Também é possível consultar a data do pagamento do benefício considerando o número final da inscrição:

  • Final da inscrição 0 27/07/2017 29/06/2018;
  • Final da inscrição 1 17/08/2017 29/06/2018;
  • Final da inscrição 2 14/09/2017 29/06/2018;
  • Final da inscrição 3 19/10/2017 29/06/2018;
  • Final da inscrição 4 17/11/2017 29/06/2018;
  • Final da inscrição 5 18/01/2017 29/06/2018;
  • Final da inscrição 6 e 7 22/02/2018 29/06/2018;
  • Final da inscrição 8 e 9 15/03/2018 29/06/2018.

Como realizar o saque PIS/PASEP 2019?

PIS/PASEP 2019O PIS/PASEP 2019 são benefícios dedicados aos trabalhadores brasileiros. Essa bonificação auxilia muito os usuários, estejam eles vinculados à iniciativa pública ou privada. Abaixo você verá como poderá realizar o seu saque:


  • PIS:

Para fazer o saque do pagamento PIS, o trabalhador pode fazer de duas formas. Caso ele tenha o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, ele poderá se dirigir aos terminais de autoatendimento das agências da Caixa Econômica Federal e fazer o saque direto no caixa eletrônico.

Caso o usuário não possua o Cartão Cidadão, ele pode ir até uma agência física da Caixa, portando um documento de identificação. O valor será pago integralmente, sem perda nenhuma para o trabalhador. No caso de dúvidas, o 0800 PIS e o site da Caixa disponibilizam informações úteis ao usuário.


  • PASEP:

O trabalhador que tenha direito à bonificação do PASEP deve se dirigir à alguma agência do Banco do Brasil, munido de documento de identificação com foto e Carteira de Trabalho.

É importante que não haja confusão em relação aos bancos pagadores. Enquanto a Caixa Econômica Federal faz o pagamento do PIS, os usuários que irão fazer o saque do PASEP precisam ir até o Banco do Brasil.

Desde que tenham contribuído para os fundos, seja de modo direto ou não, e obedecendo aos critérios de pagamento, todos terão direito à receber esse abono salarial.

Quem tem direito ao PIS/PASEP 2019

O pagamento do PIS é feito pelas Lotéricas e Caixa Econômica Federal, agências conveniadas ao Ministério do Trabalho e Governo Federal. No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada já no PASEP o valor será pago aos servidores públicos.

Para ter direito a esses programas, o trabalhador deve ser cadastrado por seu primeiro empregador, somente uma vez. No caso do PIS, o cadastramento é feito na Caixa Econômica, e no Banco do Brasil, no caso do PASEP, que fornecem ao trabalhador um cartão com o número de inscrição. Esses são os bancos que, posteriormente, farão o pagamento dos benefícios.

Para ter direito ao PIS/PASEP 2019, o trabalhador precisa atender a todas as condições abaixo. Veja:

  • Esteja cadastrado no PIS Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tenha recebido, no ano base de referência para apuração, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência;
  • Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência. (Para informações sobre a RAIS, consulte o site do Ministério do Trabalho e Emprego: www.mte.gov.br).

O benefício do PIS PASEP 2019 pode ajudar muito em sua vida financeira. Com o dinheiro extra, é possível, por exemplo, quitar dívidas pendentes.

Fale com seu banco ou financeira e tente negociar o pagamento de parcelas atrasadas. Diante disso, ficar atento ao calendário e aos prazos do Abono é extremamente importante para que você não deixe de receber seu benefício.


Se ainda restou alguma dúvida sobre o PIS PASEP 2019, deixe uma mensagem, logo abaixo, nos comentários para que possamos responder o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *