PIS 2019 — Calendário, Quem tem direito, Pagamento, Consulta

Muitos trabalhadores sobrevivem com uma renda após se aposentarem, onde o PIS 2019 funciona como um pagamento mensal aquelas pessoas que contribuirão por toda sua vida no tempo trabalhado.

Todo trabalhador que possui registro na carteira de trabalho e que se enquadra nos requisitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, tem direito ao PIS. A finalidade do beneficio é promover uma melhor distribuição de renda entre os trabalhadores.

Nesse artigo disponibilizamos todas as informações necessárias para que você fique por dentro de como funciona o procedimento desse beneficio e como requerer. Confira Já!

PIS 2019

Criado em 1970, sendo a intenção do programa o desenvolvimento da empresa paralelamente à integração do empregado. Essa iniciativa traz benefícios, determinados por lei, ao trabalhador do setor.

PIS 2019

Os pagamentos do benefício serão realizados através do Calendário PIS 2019, que estabelece os prazos de pagamento do benefício. O trabalhador do setor privado fica na expectativa para receber o Abono Salarial, também conhecido como décimo quarto salário.

A arrecadação é feita por meio de uma contribuição que a empresa empregadora faz para assegurar os direitos a curto e médio prazo, e os valores arrecadados servem para financiar o pagamento do PIS.

Quem tem direito ao PIS 2019?

O pagamento do Abono Salarial será pago aos trabalhadores que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da CLT:


01. É necessário que o trabalhador tenha cadastro no PIS há 5 anos para passar a ter direito ao benefício;


02. No ano anterior, o trabalhador precisa ter sido empregado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em uma empresa com CNPJ;


03. A empresa em que ele foi empregado precisa ter entregue a RAIS para o Ministério do Trabalho em dia, informando a atividade do trabalhador;


04. Sua remuneração no ano base não pode ter excedido a média de 2 salários mínimos por mês.


Calendário PIS 2019

PIS 2019O processo de pagamento do benefício vem com as datas definidas em um calendário feito pelo governo que é importante para que recebe o PIS acompanhar.

O Calendário PIS está disponível nas Agências e site da Caixa, Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, afixado em locais de grande movimentação e na internet nas páginas da Caixa e do Ministério do Trabalho.

Essa tabela do PIS 2019 organiza os pagamentos aos beneficiários de acordo com mês de nascimento. Na tabela existe indicado a data em que o saque é permitido até a data limite do recebimento.

Pagamento do PIS 2019

PIS 2019Quem tiver o cartão cidadão pode fazer o saque nos caixas de autoatendimento da caixa ou Casa Lotérica ou nos Correspondentes Caixa Aqui.

Para sacar o PIS o trabalhador deve ir a uma Agência da Caixa munido com os seguintes documentos:

  • Número do PIS;
  • Documento de identidade (RG, carteira de trabalho ou carteira de habilitação).

O pagamento do PIS pode também ser feito diretamente na conta do trabalhador se possuir conta individual na CAIXA, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses ou através do crédito na folha de pagamento, caso a empresa empregadora do trabalhador tenha celebrado convênio CAIXA PIS-Empresa.

Consulta PIS 2019

Para realizar a consulta de seu benefício é bastante fácil, mas existe alguns contribuintes que sentem dificuldades e por isso iremos resolver todo esse problema aqui nesse tópico.

As contas do PIS, são vinculadas aos trabalhadores do setor privado, sendo  administrada pela Caixa Econônimica Federal. Além de informações direto nas agências, o beneficiário poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco.

Siga o passo a passo abaixo:

PIS 2019

  • Acesse o endereço www.caixa.gov.br;
  • Preencha com o NIS;
  • Digite sua senha;
  • Confirme que você não é um robô;
  • Clique em “OK”.

Com base nas informações disponíveis agora você já sabe para que serve e qual a importância desse beneficio, passamos para você todo o passo a passo para poder requerer e como realizar o saque do PIS, basta que siga corretamente as nossas instruções.

Se ficou alguma dúvida pendente ao PIS 2019, deixe-a nos comentários que em breve iremos te retornar. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *