O que é PIS o 2019 inativo? Como consultar? Como sacar? Descubra já!

A grande maioria dos trabalhadores brasileiros que exercem serviço com carteira assinada tem conhecimento do que seja o Programa de Integração Social (PIS), afinal, todo ano é possível estar recebendo o seu benefício. Mas e quando o assunto é o PIS 2019 inativo? Saiba mais agora!

Para receber esse abono salarial, além de estar cadastrado, é preciso cumprir alguns outros requisitos exigidos pela Caixa Econômica Federal, este que é o banco responsável por administrar o Programa de Integração Social.

O artigo a seguir foi elaborado especificamente para ajudar os cidadãos brasileiros que desejam saber mais sobre o que é o PIS inativo. Portanto, continue acompanhando o nosso conteúdo e saiba também como consultar sacar o seu benefício. Vamos lá!

O que é o PIS 2019 inativo?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Esta é uma contribuição tributária de caráter social, que tem foco principal em promover o financiamento do pagamento de alguns direitos do trabalhador, como: seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto no âmbito público, como privado.

Após se aposentar ou parar de receber depósitos nas contas de acordo com o Calendário PIS 2019, elas se tornam inativas, ou seja, não estão recebendo movimentação. Com isto, estas contas que não estão mais em uso, recebem liberação do Governo para saque do saldo presente.

PIS 2019 INATIVO

A medida provisória 797 de 2017 regulamentou os saques do PIS PASEP inativos dos trabalhadores, por exemplo. Após essa medida, se existia algum valor residual na conta, o trabalhador pôde receber automaticamente esses valores inativos em suas contas bancárias entre os meses de outubro de 2017 até março de 2018.

Segundo o governo, foram liberados mais de R$ 15 bilhões do fundo para mais de 8 milhões de cotistas, entre eles os idosos, que foram os primeiros a receber.

A novidade desta medida provisória é que mulheres com 62 anos ou mais e homens com idade igual ou mais de 65 anos que tinham recursos aplicados até 1988 também tiveram acesso ao saque das cotas do fundo. O Governo Federal buscou facilitar ainda mais o recebimento desse dinheiro e, por isso, o recurso foi depositado diretamente na conta do próprio beneficiário.

Como consultar o PIS Inativo pela internet?

O PIS e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) estão diretamente ligados e muitas vezes as siglas aparecem em conjunto: PIS/PASEP. E em algumas situações, pessoas inscritas no Programa de Integração Social também podem receber um abono salarial, que equivale a um salário mínimo vigente.

Se você gostaria de saber como consultar o PIS Inativo pela internet, é possível verificar se possui direito a fazer o saque ou se você tem direito ao saque das cotas através do site da Caixa Econômica.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Estas cotas são o resultado dos créditos depositados pelo seu empregador no Fundo PIS/PASEP, entre os anos de 1971 a 04/10/1988. Se você já trabalhou ou trabalha em alguma empresa privada, foi cadastrado no programa até 04/10/1988, e ainda não efetuou o saque total do saldo após esta data, tem direito a receber Cotas do PIS.

Entenda melhor no passo a passo a seguir:

PIS 2019 INATIVO


Passo 01. Para fazer essa consulta, você deve primeiramente entrar no site: cotasidade.caixa.gov.br.


Passo 02. Após isso, aparecerá um campo na lateral direita para você inserir alguns dados como: seu CPF, sua data de nascimento e informar se você é aposentado ou não.


Passo 03. Após preencher corretamente os campos em branco, basta clicar em “Continuar”.


Na próxima página você já será informado se possui, ou não cotas ou PIS inativo a serem sacados. E para entender melhor como realizar este saque, acompanhe o tópico a seguir.

Como sacar PIS Inativo?

PIS 2019 INATIVO

O PIS foi criado para ajudar os trabalhadores brasileiros, corrigir as grandes desigualdades na distribuição de renda do Brasil, integrar e incluir o empregado no desenvolvimento das empresas e garantir ao cidadão o uso e direito do patrimônio individual.

Após comprovar que você tem direito ao saque das cotas ou do PIS inativo, certamente deve estar se questionando como sacar esse dinheiro. Se você é correntista da Caixa Econômica, o saldo será creditado automaticamente em sua conta corrente.

Caso você seja cliente de outros bancos, será necessário comparecer à uma agência da Caixa Econômica com um documento oficial de identificação com foto e número NIS.


Para maiores dúvidas sobre saque do PIS 2019 inativo ou saber se você tem direito ao saque, uma boa opção é entrar em contato com a Caixa utilizando o número de telefone: 0800 726 0101 ou indo direto a uma agência. E não esqueça também de deixar um comentário abaixo sobre o que você achou do conteúdo. Obrigado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que é PIS o 2019 inativo? Como consultar? Como sacar? Descubra já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *