Cartão Cidadão PIS 2019 ↣ Como solicitar, Desbloqueio e 2ª VIA!

O Cartão Cidadão é um documento fundamental para o acesso dos trabalhadores aos benefícios sociais aos quais tem direito. Com o Cartão do Cidadão, o usuário tem maior facilidade para fazer consultas e saques, se utilizando de terminais de autoatendimento ou Casas Lotéricas e representantes Caixa Aqui.

Como solicitar o Cartão do Cidadão?

Cartão do Cidadão PIS 2019Todos aqueles que possuem algum benefício social ou trabalhista podem pedir o Cartão Cidadão. Basta solicitar o serviço pelo 0800 PIS (0800 726 0207) ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

O serviço é gratuito e o trabalhador recebe o Cartão Cidadão diretamente em sua residência. Caso não chegue, entre em contato com a agência da Caixa de sua cidade.

O Cartão do Cidadão é destinado a todos os trabalhadores que possuem FGTS provisionado, PIS, abono ou que esteja recebendo Seguro Desemprego. Tendo o Cartão Cidadão, é possível agilizar os procedimentos, podendo utilizá-lo nos terminais de autoatendimento.

Cartão do Cidadão PIS 2019

É importante frisar que clientes que não possuam benefícios governamentais a receber não podem solicitar o Cartão do Cidadão. Esse documento é destinado àqueles que estejam obtendo alguma bonificação.

Para quem precisa solicitar o Cartão Cidadão e não sabe como fazer, é muito simples. Basta solicitar pelo telefone 0800 726 0207 ou em qualquer Agência da Caixa.

Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS, que poderá ser encontrado na sua Carteira de Trabalho. A emissão do Cartão Cidadão não tem nenhum custo e, em cerca de 15 dias, chegará no endereço cadastrado.

Se por algum motivo o Cartão Cidadão não for entregue em sua residência, entre em contato com a agência Caixa da cidade. No caso de perda do cartão, é possível solicitar uma segunda via através do mesmo 0800 726 0207, ou então na agência da Caixa Econômica Federal.

Como solicitar a senha?

Cartão do Cidadão PIS 2019Após criar a sua senha, o Cartão do Cidadão está habilitado a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, permitindo que ele seja utilizado de forma rápida, por meio de terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da Caixa Econômica Federal.

Abaixo você verá duas formas de fazer o cadastramento da senha do Cartão do cidadão:


  • Em uma agência da Caixa:

Para fazer o desbloqueio da senha do Cartão Cidadão, o trabalhador só precisa se dirigir à agência da Caixa Econômica Federal portando o Cartão Cidadão e um documento de identificação oficial com foto (Carteira de Identidade, Registro Militar ou em Conselhos de Classe Profissional, CNH dentro da validade, Passaporte e Carteira de Trabalho). O atendente fará o desbloqueio do cartão e uma senha poderá ser cadastrada.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

  • Em uma Casa Lotérica:

Cartão do Cidadão PIS 2019Para fazer a senha do Cartão Cidadão em uma Casa Lotérica, é necessário que o usuário faça o desbloqueio do cartão antes de se dirigir até o atendimento. Para isso, basta que ligue para o (0800 726 0207 ou 0800 726 0101) e solicite o desbloqueio. É importante afirmar no atendimento que irá fazer a senha na Casa Lotérica, pois o atendente fará a disponibilização deste serviço.

O trabalhador precisa levar à casa lotérica o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto, que sirva para identificação (Carteira de Identidade, Registro Militar ou em Conselhos de Classe Profissional, CNH dentro da validade, Passaporte e Carteira de Trabalho). Após a conferência, ele preencherá um formulário com alguns dados pessoais e o atendente poderá ajuda-lo a cadastrar a senha.


Como desbloquear o Cartão do Cidadão?

É muito simples fazer o desbloqueio do Cartão Cidadão. Basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, 0800 726 0207, e já nas opções dadas pelo menu, você deverá escolher “Desbloqueio do Cartão Cidadão”.

Cartão do Cidadão PIS 2019

Sua chamada será repassada à um atendente, que irá confirmar alguns dados com você e pronto. Em 24 horas após o desbloqueio já é possível fazer uso do Cartão Cidadão.

Solicite a 2ª VIA do cartão cidadão

A emissão da 2 via do Cartão do Cidadão pode ser solicitada pelo 0800 726 0207, o mesmo canal que você utiliza para fazer o pedido. Ela não pode ser feita pela internet, apenas pela Central de Atendimento Caixa ou em alguma agência do banco.

Cartão do Cidadão PIS 2019

É preciso estar com os documentos pessoais em mãos juntamente com o número do PIS, pois algumas perguntas serão feitas para garantir a autenticidade do usuário.


Tem direito ao Cartão Cidadão todos que possuem FGTS provisionado, rendimentos PIS, abono salarial e até para os que estão recebendo Seguro Desemprego.

Com o cartão, o trabalhador tem mais agilidade no recebimento e segurança nos dados. Vale frisar que para as consultas sobre benefícios não é necessário ter o Cartão Cidadão, apesar de ser mais simples, pois nele está inserido o seu número de PIS.

O Cartão Cidadão é direito de todo trabalhador, de modo que não deve ser cobrado em nenhuma hipótese. Lembre-se de que senhas não devem ser informadas e guarde-as em lugar seguro.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cartão Cidadão PIS 2019 ↣ Como solicitar, Desbloqueio e 2ª VIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *